Blog

  • Home
  • Atletas superam desafios durante a prova II Run Capadócia
Atletas superam desafios durante a prova II Run Capadócia
  • 6 jun 2023
  • Por Thaila Vitória - Aluna de Jornalismo da Uespi
  • 126

Atletas superam desafios durante a prova II Run Capadócia

A segunda edição do Run Capadócia aconteceu na manhã deste domingo, 04 de junho, na zona rural de São José do Piauí. O evento contou com a presença de 250 atletas divididos em diversas categorias, vindos de estados das regiões do Norte e Nordeste.

Para Genilson Rodrigues, organizador do Run Capadócia, o principal objetivo do evento é incentivar a prática ao esporte, turismo, valorização da região do semiárido nordestino e piauiense, como também estimular a preservação ambiental, que é tão rica na região, mas pouco valorizada.

Para Genilson, organizar o segundo ano da Run Capadócia foi desafiador, para o ano de 2023 foi trabalhado o evento focado para 250 atletas, pois não se esperava que os números de inscritos fossem se ampliar, a expectativa foi superada e muitos atletas ficaram na lista de espera. O organizador destacou que além de ter os melhores atletas fazendo a prova, muitos são campeões nacionais de corrida e vê-los saírem de suas casas para o interior do Piauí por acreditarem neste projeto é algo muito gratificante.

Para o ano de 2024 Genilson afirma que deseja fazer uma prova ainda melhor, a meta é que sejam de 500 a 700 atletas inscritos na 3° edição do Run Capadócia. “Muitos já terminaram a prova da segunda edição agradecendo pelo evento e garantindo a vaga do ano seguinte é certa”.

O organizador ainda frisa que a prova é muito importante para a questão turística, “moramos em um lugar riquíssimo, nós temos o melhor mel, a melhor castanha, somos um polo de buriti, então a única coisa que está faltando é o incentivo para que as pessoas possam acreditar no produto da casa, como a Run Capadócia fez, criando uma corrida no meio do nada onde estão muitas belezas naturais de São José, Sussuapara, Santana e outros municípios do entorno, que encantam quem vem de fora a querer conhecer mais”, pontua.A jornalista e professora da Universidade Estadual do Piauí, Ruthy Costa, participou da prova pela primeira vez e destacou que expectativas eram as melhores, pois o percurso foi realizado em um lugar lindo, com várias paisagens que deram motivação ao longo da corrida.


O atual presidente da câmara de vereadores de Picos, Eriberto Barros, também esteve presente e destacou que o evento é de extrema importância para a região que merece mais publicidade, pois é uma beleza natural que deve ser explorada visando o turismo e desenvolvimento local, “esse encontro é muito bom para mostrar para as pessoas o quanto o Piauí têm belezas naturais”.

Dona Eurides, moradora da comunidade Baixio, comentou sobre a importância e visibilidade que a prova trouxe para o local, que conta com muitas belezas naturais que devem ser ainda mais conhecidas pela sociedade.

O prefeito Edmaelton Bezerra, da cidade de São José do Piauí, também esteve prestigiando o evento e agradeceu aos participantes e amigos que vieram de longe participar, na oportunidade, ressaltou que a prova é uma forma de atrair os jovens para o esporte, turismo e conhecer a história do município, que além da Capadócia conta com nascentes, pinturas rupestres e outros pontos turísticos.

A prova contou com paratletas, atletas adultos do sexo masculino, feminino e uma grande representação juvenil, mostrando que o esporte está crescendo entre a geração mais jovem. Também contou com o apoio de universitários e professores dos cursos de Educação Física, Jornalismo e Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí e Faculdade R.Sá.

GERAL MASCULINO
Campeão Adelson Alves – o Bêda de Barão de Grajau – MA
2º Lugar Fabio Bernardo – o Fabinho de Regeneração – PI
3º Lugar Gesivaldo Ribeiro – de Petrolina – PE

GERAL FEMININO
Campeã Simone Gilvani – Cidade de Picos
2º Lugar Maria Raimundo a Dona – FERNANDA – Cidade de Barão de Grajau – MA
3º Lugar Edna da Silva – Cidade de São Julião do Piauí

FAIXA ETÁRIA 12 a 14 – MASCULINO

1º Lugar Emanuel de Oliveira de Sousa
2º Lugar Daniel de Oliveira Lacerda

3º Lugar Emerson Victor Ramos de Moura

FAIXA ETÁRIA 12 a 14 – FEMININO

1º Lugar Ana Carolina Portela Veloso
2º Lugar Luana Maria de Lacerda
3º Lugar Ana Paula de Sousa Lima

FAIXA ETÁRIA 15 a 17 – MASCULINO

1º Lugar Fabrício Nogueira de Lima
2º Lugar Renato Lucena Nogueira
3º Lugar Vaylander Marcus de Silva de Brito

FAIXA ETÁRIA 15 a 17 – FEMININO

1º Lugar Barbara Buenos
2º Lugar Maria Luísa Rego Nogueira
3º Lugar Ana Beatriz Pereira Araújo