Blog

  • Home
  • Mais de 550 atletas largam no primeiro dia da Picos Pro Race
Mais de 550 atletas largam no primeiro dia da Picos Pro Race
  • 10 jul 2023
  • Mayara Martins - Assessoria de Imprensa - (86) 999869820
  • 77

Mais de 550 atletas largam no primeiro dia da Picos Pro Race

Foi dada a largada para o primeiro dia da Picos Pro Race Origens. A competição levou mais de 550 ciclistas de todo o Brasil e outros quatro países para as trilhas do sertão piauiense para participar da primeira etapa do percurso Ultra. No primeiro dia, os atletas tiveram que enfrentar trechos que mesclaram estradão, subidas, mas também que exigiram mais técnica e habilidade dos ciclistas.

Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, explicou que a ideia foi fazer uma junção de trechos de trilhas incluídas nos 10 anos de prova. “A proposta foi voltar às origens. Por isso, mesclamos todos os terrenos, mas também os percursos que fizeram parte da história de prova. A ideia é que nossos atletas pudessem se desafiar e sentir todo o sofrimento que o MTB pode oferecer”, disse ele.

Pelo segundo ano consecutivo, Daniel Freitas dá uma pausa no papel de organizador de prova e vai viver a experiência dos atletas em trilha. “Tem sido muito prazeroso poder vivenciar o que os nossos atletas estão vivenciando nas trilhas. Foram 11 anos organizando a prova e hoje temos uma equipe que entendeu o nosso espírito e abraçaram a prova. Temos uma equipe coesa e organizada para que eu possa participar de forma tranquila da prova, sabendo que nossos atletas estão em boas mãos”, comentou.

A atleta Daniele Rios Santana comentou que a prova foi sofrida, mas prazerosa. “A prova foi sofrida, dura, mas é assim que o mtb é. Agora, é se preparar para o sofrimento do segundo dia”, disse ela.

Na primeira etapa, foram 60 quilometros e mais de mil metros de altimetria acumulada. O baiano Kennedy Lago e a mineira Ana Laura Oliveira levaram a melhor na categoria elite. Eles chegaram em primeiro lugar e saem em vantagem para o segundo dia de disputa, que acontece neste domingo. Nesse segundo dia de competições, mais de 1 mil atletas cruzarão a largada, já que, no domingo, a prova envolve os atletas que irão disputar nos Percursos Ultra e também da Classic.

No domingo, os atletas do percurso Ultra PRO enfrentarão 98 km com uma altimetria acumulada de 1500 metros. Os do percurso Sport terão 42 km e 700 metros de altimetria com trechos de estradão e single track.  Já os atletas dos percursos Classic, que farão apenas o domingo de prova, enfrentarão 98 km e 1500 metros de altimetria, os que se inscreveram no percurso PRO. Os atletas do percurso Sport percorrerão 42 km e 700 metros de altimetria, enquanto o percurso light terá 21 km e 350 metros de altimetria.

A Picos Pro Race tem o patrocínio do Governo do Estado. Além da competição de ciclismo, uma mega estrutura está sendo montada com feira geek, desfile de cosplay, exposição e comercialização de produtos e ainda as apresentações musicais e culturais durante todo o dia. O evento finaliza no domingo com o Festival Picos 40 Graus, que leva para o palco da Picos Pro Race Os Detonautas e Marcelo Falcão, do Rappa, após a premiação dos atletas. O evento é gratuito.