Blog

  • Home
  • Organização divulga percursos da Picos Pro Race
Organização divulga percursos da Picos Pro Race
  • 6 jul 2023
  • Mayara Martins - Assessoria de Imprensa - (86) 999869820
  • 42

Organização divulga percursos da Picos Pro Race

A semana decisiva para a Picos Pro Race chegou. Neste final de semana, atletas de todo o Brasil tem um encontro marcado com a maior e melhor prova de mountain bike do Norte e Nordeste. E a organização divulgou mais detalhes dos percursos que os ciclistas irão enfrentar nos dois dias de provas.

O organizador da prova, Daniel Freitas adiantou que essa será uma das trilhas mais desafiadoras de todas as edições. “Como estamos denominando, será a Picos Pro Race Origens, trazendo uma mescla de trechos memoráveis dos últimos 10 anos de Picos Pro Race. Passaremos por lugares icônicos, mas também com muitas novidades no percurso para os atletas se desafiarem”, comentou.

Para os atletas que vão participar dos percursos ultra, serão dois dias de provas. No sábado, serão aproximadamente 60 km para os percursos PRO e Sport, com uma altimetria acumulada de 1000 metros. Nas categorias Júnior e Juvenil, masculino e feminino, serão aproximadamente 48 km e 800 metros de altimetria. No domingo, os atletas do Percurso PRO enfrentarão 98 km com uma altimetria acumulada de 1500 metros. Os do percurso Sport terão 42 km e 700 metros de altimetria com trechos de estradão e single track.

Já os atletas dos percursos Classic, que farão apenas o domingo de prova, enfrentarão 98 km e 1500 metros de altimetria, os que se inscreveram no percurso PRO. Os atletas do percurso Sport percorrerão 42 km e 700 metros de altimetria, enquanto o percurso light terá 21 km e 350 metros de altimetria.

Daniel Freitas ressaltou que, no primeiro dia de prova, os atletas conseguirão imprimir um ritmo mais célere no início da prova, já que haverá um trecho de estradão. “No entanto, depois, teremos um percurso intercalando com trechos técnicos de subidas longas, single tracks, descidas de pedras que darão a tônica do primeiro dia de prova”, reforça. A tão temida e conhecida T2 fará parte do percurso intermediário, garantindo a pitadinha a mais de sofrimento para os atletas. “Preparamos percursos bem bacanas para os atletas virem se desafiar. Passaremos por trechos em Picos, São José e Santana do Piauí. Será uma prova que vai exigir um preparo não apenas físico, mas técnico e mental”, completa.

No entanto, durante o percurso, os atletas terão acesso a estrutura que somente a Picos Pro Race proporciona, inclusive com a Zona de Apoio Técnico (ZAT) montado em Santana do Piauí. “Uma das nossas novidades é que, pela primeira vez, os atletas subirão a serra do povoado Atalho, em São José do Piauí. Um trecho que ficará na memória de todos os que vierem se desafiar na Picos Pro Race”, destacou Daniel.

A Picos Pro Race acontece nesta sexta, sábado e domingo em Picos e tem o patrocínio do Governo do Estado. Além da competição de ciclismo, uma mega estrutura está sendo montada com feira geek, desfile de cosplay, exposição e comercialização de produtos e ainda as apresentações musicais e culturais durante todo o dia. O evento finaliza no domingo com o Festival Picos 40 Graus, que leva para o palco da Picos Pro Race Os Detonautas e Marcelo Falcão, do Rappa, após a premiação dos atletas. O evento é gratuito.